Historia da Cidade

Acompanhe aqui a história da cidade de São José dos Campos - São Paulo - Brasil


Historia da Cidade de São José dos Campos



Os mais antigos relatos sobre a história da cidade de  São José dos Campos são datas do século XVI,  quando tudo era apenas uma fazenda jesuíta com nome de  “Aldeia do Rio Comprido”. Foi em 10 de setembro de 1611, devido a lei expulsou os jesuítas, que retornaram anos depois, e alojaram-se  na planície de 15 Km, onde hoje é a  Igreja Matriz.

Em 27 de julho de 1767, São José foi elevada à categoria de Vila, com o nome de “São José do Paraíba”. No século XIX, a vila passou a exibir crescimento econômico, devido a produção de algodão.


Tratamento de tuberculose



São José dos Campos ganhou certo destaque nacional, com inúmeros doentes de tuberculose procuravam o clima da cidade para se curar. Em 1924 foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha
Historia da Cidade de São José dos Campos




Entre 1935 e 1958, a cidade foi administrada por prefeitos “sanitaristas” ou seja os médicos que eram nomeados pelo governo estadual. Em 1958, o município passou a  eleger seus prefeitos, até  1967, durante o regime militar.

O Centro Técnico Aeroespacial o CTA, em 1950 e inauguração da Rodovia Presidente Dutra em 1951, aceleraram os processos de industrialização e modernização da cidade de São José dos Campos nas décadas seguintes, a cidade mostrou um grande crescimento demográfico  e  urbanização no município.


Historia da Cidade de São José dos Campos

A cidade não parou de crescer, nos anos 70 várias  indústrias vieram para a cidade, fazendo São José dos Campos crescer em todos os setores da economia e principalmente na prestação de serviço. Atualmente  a cidade é um centro regional de serviços do Vale do Paraíba. Com uma população de aproximadamente 615 mil habitantes São José dos Campos é uma importante cidade para o Brasil. 


Embraer, Petrobras, INPE, CTA dentre outros importantes nomes nacionais estão em São José dos Campos.




Fonte:
Veja fotos antigas da cidade:
Comentários
0 Comentários